Projetos sobre Escravidão, Imigração e Prevenção contra a Dengue

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

ALUNOS DE ALTO SÃO LUÍS APRENDEM MAIS
 SOBRE ESCRAVIDÃO, IMIGRAÇÃO E PREVENÇÃO CONTRA A DENGUE


Alunos em visita à comunidade do Funil.

A professora Sandra Aparecida dos Santos Saar desenvolveu o projeto “No tempo da escravidão” com os alunos do 4º ano da Escola Municipal Vereador João Floriano de Assis. Os objetivos propostos pela docente foram levar os seus alunos a reconhecerem o africano como elemento formador da população brasileira e respeitar a diversidade étnica, valorizando dentre as diversas culturas a cultura negra.
O projeto foi desenvolvido por meio de pesquisas, cartazes, murais, teatro e exploração de imagens. Um segundo projeto da professora foi intitulado de “A Chegada dos Imigrantes Alemães em nosso Município” foi desenvolvido também pela professora Ondina Teixeira Hermsdorff, do 5º ano. A aluna Mariane Cristina Braun Bernardino entrevistou seu avô Edmundo Lindolfo Braun, 74 anos, e descobriu que os alemães vieram fugitivos da Alemanha por causa da 1ª Guerra Mundial. Eles chegaram ao Brasil pela cidade de Nova Friburgo. Passando por Mar de Espanha chegaram a Conceição de Ipanema.  A colônia alemã do Córrego do Funil conservou a língua alemã por 60 anos.
A educadora Sandra Saar desenvolveu também um terceiro projeto: “O Dengo da Dengue”. Por meio de discussões, histórias em quadrinhos e confecção do mosquito em EVA os alunos aprenderam lições de prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
SEMEC Escolas Municipais | by TNB ©2010