Município

MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DE IPANEMA

Texto da Wikipédia

 Conceição de Ipanema é um município brasileiro localizado no estado de Minas Gerais. De acordo com o censo realizado pelo IBGE em 2010, sua população é de 4.467 habitantes.

Etimologia
O topônimo é formado por dois termos. Conceição refere-se a Maria, mãe de Jesus,  Ipanema que na língua tupi significa "rio ruim, rio sem peixe" (y-panéma). A ideia original é que o arraial dedicado a Nossa Senhora da Conceição ficava na região de Ipanema.

HISTÓRIA DE CONCEIÇÃO DE IPANEMA

SEGUNDA METADE SO SÉCULO XIX

A região foi primeiramente habitada por índios aimorés. O primeiro branco a chegar naquelas terras foi José Pedro de Alcântara, seguido por Manoel Francisco de Paula Cunha, desertor da Guarda Nacional, fugitivo da Guerra de Santa Luzia, em 1842. O povoado teve seu início na fazenda de Francisco Inácio Fernandes Leão, em 1850. Naquele ano, o fazendeiro mandou construir em sua propriedade uma capela em honra de Nossa Senhora da Conceição. O povoado de Conceição, no município de Ipanema, cresceu, tornando-se distrito em 1948, com a denominação de Conceição de Ipanema. O distrito foi elevado a município em 1953. O rio José Pedro, que nasce na vertente do Caparaó e deságua no rio Doce, corta o município ao meio, formando cinco praias e quatro cachoeiras, pontos de lazer para a população.

PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

DÉCADA DE 10
No início do século, a vila de Conceição tinha aspecto ainda de fazenda. Todas as terras à direita do rio José Pedro pertenciam ao Espírito Santo. A região foi disputada entre Minas Gerais e Espírito Santo. A neutralidade da região foi motivo para o aumento da criminalidade. Os fazendeiros contratavam jagunços para apoiar os militares e os conflitos se intensificavam. O Governador de Minas Gerais instalou um telégrafo em Chalé (na época, grafado Chalet) para inteirar da questão. São Barnabé possuía cartório e era o centro administrativo. Os cartórios de Chalé e São Barnabé foram extintos após a demarcação das divisas. Tal fato possibilitou o povoamento de Conceição. A partir de 1917, chegada de famílias alemãs no córrego do Funil. Otto Fernandez Saar adquire terras no local.

DÉCADA DE 20
As terras do perímetro urbano foram adquiridas por Laudelino José da Luz. Ele a adquiriu em nome dos moradores pela quantia de 400 mil réis e doou as terras à Igreja Católica. A partir desse período o povoado recebeu o nome de Vila de Conceição. Desenvolve-se comércio com Purcino Pires da Luz. Destaque da época foi a loja Ferreira Daniel e CIA, uma associação de José de Oliveira e Severino José de Oliveira. A saúde teve como primeiro serviço a farmácia de Antônio Teófilo. Em 1926, os alemães fundam a comunidade luterana do Funil. No final da década, precisamente em 1929, o dentista Felício Guerra adquire o primeiro automóvel.

DÉCADA DE 30
Em 1937, chega a Igreja Batista com o pastor Raimundo Florindo Borges. O templo foi construído com a colaboração de José Maximiano de Souza, comerciante dono da casa Bazar do Povo. Há registros do primeiro caminhão na cidade de propriedade de João Martins. Também nessa época surge a primeira escola. Foi professora Maria Valter Rodrigues. Nessa década, há registro do primeiro dentista residente : Antônio Alacrino. No final da década, Teonílio Werner torna-se dentista diplomado e Mauro Carlos de Souza, farmacêutico. O esporte ganhou o primeiro campo de futebol. Ao seu lado funcionava a zona boêmia. Com a prosperidade da atividade cafeeira, aparecem as primeiras máquinas de café a vapor. A sociedade ganhou os primeiros serviços de fotografia com Manoel. Na fabricação de Carros de boi destacaram-se Alexandre e José Feitor. Um período marcado por violências. Destaca-se na criminalidade o sanguinário Luiz Januário acusado de 50 crimes. Foi fundada a primeira fábrica de fogos de artifícios.

DÉCADA DE 40
Jó Rocha introduz o rádio transmissor organizada a primeira rádio denominada Perereca. As fazendas prosperam surgem três campos de pouso aéreo. No final da década as lavouras passam a ser substituídas pelas pastagens e inicia-se o êxodo rural. A população era 20 mil habitantes. Dídimo Pinto Duarte abriu o primeiro cinema. No fim da década, Francisco Nato da Mata loteia sua propriedade possibilitando a ampliação da vila. A partir de 1944, os descendentes de alemães começam a deixar de usar o alemão.

DÉCADA DE 50
Chegam os correios e Odetina Reis torna-se sua primeira agente. Cidades como Belo Horizonte, Diadema e Ipatinga tornam-se destinos dos que deixam a região. Em 1954, a capela luterana do Funil é erigida por iniciativa do pastor Hermann Rocke. Foi criada a Associação Desportiva Portuguesa em 1957. A população era de 8888 em 1950 e chegou a 931 em 1955.

DÉCADA DE 80
Inicia-se o segundo êxodo rural mais acentuado. As pessoas partem para Santa Gertrudes, estado de São Paulo. Em 1980, a população era de 5911. Os alemães começam a se casar com pessoas de outras famílias. Início da Festa da Colheita na comunidade do Funil.

DÉCADA DE 90
Em 1991, a população era de 4501. Houve um crescimento e atingiu 5163, em 1996.

LIMIAR DO SÉCULO XXI
O século XXI se inicia com uma população conceiçuense de 5.580 habitantes. Em 2004, a população chega a 3.974. Depois de uma queda acentuada o crescimento populacional retorna e chega a 4.536.

Referências:
ANACLETO, Maria Elza Rodrigues & TEIXEIRA, Rafael Anacleto. A história de Conceição de Ipanema.Ipanema: Centro Universitário de Caratinga, 2008.

CASTRO, Josiana Lopes de, & SILVA, Verônica do Nascimento e. A influência dos costumes alemães na região de Conceição de Ipanema - MG. Ipanema: Centro Universitário de Caratinga, 2008.

Secretaria da Cultura em 1 de Outubro de 1999.

HISTÓRIA DE ALTO SÃO LUIZ

Inicialmente a localidade se chamava Siriquite, uma corruptela da palavra Circuito. Quando a chegada da Igreja Católica passou a se chamar comunidade São Luís. Posteriormente, devido à altitude elevada, veio a ser Alto São Luís.
     Na região do Alto São Luís a principal fonte de renda é o café. A atividade gera 70 % da economia local. A maior fonte de emprego é a época da safra, os boias-frias vão de várias regiões para o Alto São Luís. Em seguida, vem a produção de leite. No povoado existe um tanque para armazenamento do leite, seu destino é a CAPIL (Cooperativa Agropecuária de Ipanema Ltda). (VALIM, 2010).

HISTÓRIA DE SÃO BARNABÉ

O povoado recebeu o nome de São Barnabé por causa de uma homenagem de Maria Benta a um de seus empregados chamado Barnabé que morreu assassinato. A fazendeira doou o terreno para formação da vila sob o nome de São Barnabé.
      Segundo a tradição oral, Maria Benta doou as terras do povoado a São Barnabé, que eram 2,5 alqueires. Escolheu este santo em homenagem a seu empregado Barnabé. E desses lotes surgiu o povoado que possui o nome do santo.
            A seguir, uma breve cronologia. Por volta de 1890, faleceu Barnabé, o homenageado que rendeu nome ao povoado. Em 1908, Francisco Bento abriu o primeiro comércio no local. Em 1910, foi construída a primeira igreja católica por Francisco Alves da Silva. Padre João Batista Cavalcante a inaugurou com a primeira missa. Em 1922, deu-se a inauguração oficial do Povoado de São Barnabé. Em 1924: O escrivão Júlio Caldeira abriu o Cartório; Severiano Abel de Oliveira tornou-se Juiz de Paz. Em 1930: Existiam um Posto Policial e um Posto Telégrafo sob o comando do del. Francisco Bento. Em 1935: José Rodrigues Pires construiu o cemitério.
            Em 1940, abertura do primeiro campo de futebol. Em 1952, foi aberta uma linha de ônibus de Manhumirim a Mutum, via São Barnabé. Em 1953, com a emancipação política de Conceição de Ipanema, o povoado recebeu melhorias. Em 1966, foi construída a Escola Ibrahim Abi-Ackel. A primeira professora foi Carmen Pereira de Moraes. Em 1970 foi construída nova igreja católica por Sebastião Carreiro. Em 1970, deu-se início o trabalho de evangelização da Igreja Assembleia de Deus com o pastor Juca. Em 1982, foi inaugurada a luz elétrica pelo prefeito José Pereira de Lacerda. (VALIM, 2010).

População
Origens
A população do município é composta por uma grande porcentagem de descendentes de imigrantes alemães, italianos e espanhóis. É registrada a presença das famílias alemãs: Braun, Heins, Heringer, Hermsdorf, Horst, Kaiser Keller, Klein, Knaip, Saar, Sathler e Rot. Da imigração italiana estão os Bertolacci, os Paviones e os Garonci. As famílias espanholas são Gamito, Huebra e Sanchez.

Essas pessoas chegaram à região a partir da década de 20, através de Juiz de Fora e Manhumirim. A comunidade rural do Funil é resultado de uma colônia alemã que ainda conserva costumes e o seguimento da Igreja Luterana.

Atualmente
Hoje, em Conceição de Ipanema vive uma população de 4.549 habitantes, segundo o IBGE (2009). A taxa de crescimento anual é negativa de 0,88%.

Geografia
Hidrografia
* Principais rios:
** Córrego do Cobrador
** Rio Manhuaçu
** Rio José Pedro
** Córrego Sonhador
** Córrego Angelim
** Córrego Mexerico
** Córrego Bom Jardim
** Córrego São Luís
** Córrego Saudade
** Córrego Santa Silvéria

Bacia: Bacia do Rio Doce

Clima
* Temperatura:
** Média anual: 24,6 C
** Média máxima anual: 31,2 C
** Média mínima anual: 19,4 C
* Índice médio pluviométrico anual:  1162,6 mm

Topografia %
* Plano: 10
* Ondulado: 20
* Montanhoso: 70

Povoados
* Conceição de Ipanema, cidade e distrito sede.
* Alto São Luís.
* São Barnabé
* São Geraldo

Dados da cidade
* Localização: Rio Doce
* Área: 254,11 Km²
* Altitude:
** Máxima: 1340 m. local: Pontão de Santa Elisa
** Mínima: 493 m. local: Rio José Pedro
** Ponto central da cidade: 300 m

Transportes
Rodoviário
* A frota de 2007 era de 339 automóveis. Para viagens intermunicipais existe a empresa Caparaó que faz linha Conceição de Ipanema, Alto São Luís a Ipanema.
* Distâncias aproximadas aos principais centros (km):
** Belo Horizonte: 374
** Rio de Janeiro: 475
** São Paulo: 790
** Brasília: 1.090
** Vitória: 280
* Principais rodovias que servem ao município:
** BR-262
** MG-108

Religião
O catolicismo está presente no núcleo do município desde as origens. A partir da década de 30, apareceram as igrejas evangélicas: [[Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil]] e Igreja Batista. Grande parte da população local professa o catolicismo, no entanto, o protestantismo conta com um representação significativa de fiéis.
As igrejas presentes: Presbiteriana, Batista Nacional, Assembleia de Deus (Brasil), Deus é Amor, Tabernáculo, Casa da Bênção e Adventista do Sétimo Dia.
O município conta com duas paróquias, uma católica a outra protestante. A paróquia Paróquia Nossa Senhora da Conceição foi criada em 18 de novembro de [[1955]]; a Paróquia Evangélica Luterana do Funil foi fundada em 1923.

Educação
Em 2007, segundo o IBGE, havia 645 matrículas no Ensino Fundamental. Sendo 219 na rede pública estadual e 496 na rede municipal. No pré-escolar havia 96. E no Ensino Médio, 136 matrículas.
Quanto ao quadro de docentes atuando no município, havia 49 lecionando para o Ensino Fundamental, 4 no Ensino pré-escolar e 19 no Ensino Médio. As escolas estão na cidade e nos povoados, são 7: Córrego Boa Vista, Córrego da Coluna, Córrego da Palha Branca, São Barnabé, Alto São Luís e São Geraldo. Há apenas uma escola estadual, a Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek. As demais são municipais.

Política
O município possui um eleitorado de 3.526 (segundo o IBGE/2007). Em 2009, o prefeito é Willfried Saar (PR) e a vice é Simone Marques Félix (PSB). A câmara é composta por 9 vereadores: Adalto Alves Aleixo (PT), Ademar Dutra (DEM), João Paulo de Oliveira Schmidt (PR), Manoel Pereira da Costa (PT), Patrícia Cardoso Marques Marinho (DEM), Samuel Lopes de Lima (PP), Vanderlir Ricardo Braun (PT), Gilmar Henrique(PSB) e Joacir de Oliveira Costa (PDT).

Economia
As atividades econômicas predominantes são a pecuária e a cafeicultura. Área empregada em estabelecimentos agropecuários são 21.775 hectares. Sendo 3.438 área de lavouras permanentes. As criações de animais são bovinos (12.161 cabeças), caprinos, ovinos (68), suínos (656) e aves (8.730). A produção de leite de vaca é 4.724 litros e produção de 19.000 dúzias de ovos de galinha.
A empregabilidade é baixa. Na cidade, os empregos estão no comércio e no setor público (Município e Estado). Há serviços financeiros oferecidos por dois bancos: SICOOB Credicaf, Bradesco e Caixa Econômica.
Os serviços representam 10.088 do PIB, a agropecuária 4.519 e finalmente a indústria, 1. 138. A participação no PIB dos municípios é de 4.250.

Saúde
Em Conceição de Ipanema, há um hospital e uma unidade básica de saúde. Há 7 estabelecimentos de saúde no município. No hospital São Geraldo há atendimento básico e de emergência, com 25 leitos para internação.

Lista de Prefeitos

Mandato / Prefeito
1955-1959 - Antônio Heringer

1959-1963 - Geraldo Barros

1963-1966 - Obed Ribeiro

1967-1973 - Geraldo de Barros

1973-1977 - Geraldo de Barros

1977-1983 - José Pereira de Lacerda

1983-1988 - Geraldo de Barros

1989-1992 - José Pereira de Lacerda

1993-1996 - Altivo Saldanha Marinho

1997-2000 - Gottfried Kaiser

2001-2004 - Altivo Saldanha Marinho

2005-2008 - Gottfried Kaiser

2009-Willfried Saar

LEIA MAIS...

 
SEMEC Escolas Municipais | by TNB ©2010