MUNICÍPIO PARTICIPA DA CONFERÊNCIA DA CULTURA ESTADUAL
Participantes da I Conferência Municipal de Cultural. |
Na sexta-feira, dia 04 de dezembro foram encerradas as atividades desenvolvidas durante a II Conferência Estadual de Cultura, que reuniu os representantes de inúmeros municípios mineiros.
A participação de cada município foi validada mediante a realização de conferências de âmbito municipal.
O município cumpriu seu dever de casa. A Conferência Municipal de Cultura de Conceição de Conceição de Ipanema foi realizada no dia 30 de outubro de 2009.
A secretaria de Educação, Esporte, Lazer e Cultura, através da secretária Adélia Carvalho e toda a equipe, atendeu as expectativas encaminhadas pela Secretaria de Estado de Cultura do Estado de Minas Gerais. Durante a Conferência Municipal o público pode conferir seguintes as palestras:
Cultura, Cidade e Cidadania com José Aristides da Silva; Cultura e Desenvolvimento Sustentável com Glauber Klay Carreiro Fidelis; Cultura e Economia Criativa por Leandro Marcos Martins; Gestão e Institucionalidade da Cultura Produção Simbólica com Irmã da Adélia e Diversidade Cultural com Taumaturgo Valim de Morais.
Durante a Conferência Municipal, através de um processo democrático, os representantes foram selecionados. Fato que garantiu ao município sua participação na Conferência Estadual de Cultura.
A convite do Prefeito e entusiasta cultural Willfried Saar, o professor Leandro M. Martins assumiu a tarefa de defender os interesses dos agentes culturais do município na Conferência Estadual, ocorrida nas dependências da Assembléia Legislativa de Minas Gerais.
Leandro conta que a conferência, iniciada no dia 02 de dezembro, abordou a Cultura como um conceito polissêmico e abrangente.
“Toda decisão sustentada em bases democráticas demanda muito esforço e paciência de todos os agentes envolvidos, acredito, que os delegados municipais agiram baseados no respeito às pluralidades étnicas, culturais, regionais e econômicas do nosso Estado. Penso que as reivindicações de pequenos municípios, como o nosso, foram contempladas. O financiamento da cultura, sua estruturação através de ações públicas como abertura de editais, a valorização dos agentes culturais regionais e a revitalização das manifestações culturais do povo precisam, urgentemente, se tornar parte integrante das reivindicações da sociedade civil e do poder público, sinceramente, espero que toda essa mobilização gere os frutos que desejamos” concluiu Leandro M. Martins.
FONTE: Prefeitura Municipal de Conceição de Ipanema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário