Mobilização Social pela Educação Páscoa nas escolas municipais Interiorização da Cultura Rio José Pedro
1 2 3 4

SRE do Manhuaçu realiza reunião técnica do JEMG 2012

A SRE de Manhuaçu realizou nesta terça-feira, dia 24 de abril, a Reunião Técnica dos Jogos Escolares de Minas Gerais. A reunião ocorreu na Chácara Sabor e Mel em Manhumirim, das 9 às 12 horas. O secretário de educação José Aristides da Silva Gamito representou as escolas de Conceição de Ipanema.
Os assuntos tratados pela coordenação foram o regulamento e sorteio para a formação das chaves. O município de Conceição de Ipanema participará com a Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek e a Escola Municipal Neuza Rodrigues Nantes. Os atletas competirão no futsal.
Ler Mais

Conceição de Ipanema recebe a Expedição do Rio José Pedro

A EXPEDIÇÃO DO RIO JOSÉ PEDRO PASSA POR CONCEIÇÃO DE IPANEMA
E ESCOLAS APRESENTAM ATIVIDADES DO
 PROJETO "ABRAÇANDO O RIO JOSÉ PEDRO"

 

Nos dias 19 e 20 de abril, Conceição de Ipanema acolheu os integrantes da Expedição do Rio José Pedro. Mais de 50 expedicionários pernoitaram na cidade e participaram de atividades culturais desenvolvidas pelas escolas do município. No primeiro dia, os expedicionários chegaram às 18 horas na ponte sobre Rio José Pedro na saída para Ipanema. O prefeito e a vice-prefeita juntamente com outras pessoas da cidade seguiram com a carreata até a Praça Nossa Senhora da Conceição.
Às 19 horas, os alunos da Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek apresentaram peças e poemas sobre a preservação do Rio José Pedro. As atividades se encerraram com a celebração da Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz pelo padre Roberto Carlos Vilela.
No dia 20, a partir das 8 horas, aconteceu na sede da Secretaria de Educação a Exposição “Abraçando o Rio José Pedro”. Todas as escolas fizeram apresentações artísticas e exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante as quatro semanas de duração do Projeto “Abraçando o Rio José Pedro”. Às 9 horas, alunos e diversas pessoas foram à ponte para a partida dos expedicionários nos barcos rumo a Ipanema.
A expedição aconteceu de 17 a 21 de abril e percorreu cerca de 200 quilômetros de extensão do Rio José Pedro desde a nascente até a foz. O objetivo foi estudar as condições do rio e mobilizar as populações ribeirinhas a preservarem este curso d’água que é o principal afluente do Rio Manhuaçu. Este trabalho foi desenvolvido pelo Comitê Bacia Hidrográfica Águas do Rio José Pedro.


Mais fotos no facebook.


Ler Mais

Professor Walter relata em artigo as observações sobre o "Jequitibá do Honório"

JEQUITIBÁ
Walter Mendes Monteiro[1]

 
            Jequitibá é uma palavra de origem aborígine que significa árvore de tronco duro e reto.
            Jequitibá é uma árvore da família das lecitidáceeas. As duas espécies mais conhecidas são: jequitibá rosa (Carinina estrellensis) e o jequitibá branco (Cariniana legalis).
            O jequitibá destaca-se das demais árvores da Mata Atlântica em razão da grossura do seu tronco e da altura de sua copa. A madeira do jequitibá rosa era a mais empregada para fazer: tábuas para assoalho de casas de madeira, portas, janelas, caixas (baús), mesas, cadeiras, etc.
            Conta-se a lenda que o cachimbo do saci pererê que vivia na Mata Atlântica era feito da cápsula que protegia os frutos. Por este fato seguindo as pegadas do saci pererê os (as) nossos (as) caboclos (as), no passado, utilizavam as cápsulas para fazer cachimbos.                            
                                           
            Nas matas do Vale do Rio José Pedro haviam, no passado não muito distante, vários e grandes jequitibás. Por causa da devastação da Mata Atlântica e o abuso da retirada dos jequitibás pelas serrarias da região é raro achar uma árvore desta espécie.

O JEQUITIBÁ DE CONCEIÇÃO DE IPANEMA

            Próximo à cidade de Conceição de Ipanema - MG, abaixo da foz do Córrego Conceição, afluente da margem direita do Rio José Pedro, nas capoeiras da propriedade dos herdeiros do Senhor Honório Moulaz existe um exemplar raro e solitário de jequitibá que resistiu e sobreviveu a sanha destruidora das espécies da secular da floresta nativa. Deve ser um dos últimos jequitibás de todo o Vale do Rio José Pedro.

EDUCAÇÃO E ECOLOGIA

            A comunidade escolar da Escola Municipal “Prof.ª Neuza Rodrigues Nantes” – Nucleada, dentro do desen-volvimento do Projeto: “Abraçando o Rio José Pedro”, no dia 12 de abril, educandos, Educadores e o Secretário de Educação, visitaram a capoeira e o jequitibá da propriedade dos herdeiros do Senhor Honório Moulaz. Percorreram um trecho da reserva, com suas matas ciliares, na margem direita do Rio José Pedro. Nesta visita um grupo de educando abraçaram de fato o jequitibá. O abraço foi feito por nove alunos. Mediu-se o tronco, a uma altura de 1,50m do chão, constatando que a árvore tem uma dimensão de 7,54m de circunferência, isto é, o seu diâmetro, aproximado, é: 2,40 m
[7,54 ¸3,14 (p) = 2,40], segundo o Senhor Eduardo Eurípides a altura da árvore é de 59m. Foram medidas a altura em-pregando noções de trigonometrias.


Preservar o jequitibá da propriedade dos herdeiros do Senhor Honório Moulaz é dever de
todos habitantes de Conceição de Ipanema – MG e, também, do Vale do Rio José Pedro.
 

Referências Bibliográficas:
Ø Capppele, José Cerqueira (Irmão José Gregório – Marista), Contribuição Indígena ao Brasil. União Brasi-leira de Educação e Ensino. Belo Horizonte – MG, sem data.
Ø Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Editora Positivo. Curitiba – PR, 2009.


[1] -Educador da EM”Prof.ª Neuza Rodrigues Nantes” - Nucleada – Conceição de Ipanema – MG
Ler Mais

Visita a jequitibá gigante integra a programação do Projeto “Abraçando o Rio José”


Os alunos e professores dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Neuza Nantes visitaram ontem, dia 12 de abril, o maior jequitibá da região. A árvore está a cerca de dois quilômetros da cidade de Conceição de Ipanema e bem perto do Rio José Pedro.
O professor Walter Mendes Monteiro apresentou ao jequitibá aos alunos e fez a medição da árvore. A visita é uma recomendação também do Projeto Educar que prevê a visita a bem patrimonial inventariado do município de Conceição de Ipanema.
Os alunos puderam ver ainda um exemplo de preservação de nascente, mata ciliar e a margem do Rio José Pedro onde são abundantes as capivaras.


Mais fotos:






Fotos: Sandra Pereira


Ler Mais

Alunos da Escola Municipal Professora Neuza Rodrigues Nantes visitam a PCH Várzea

Mais uma etapa do Projeto "Abraçando o Rio José Pedro"


As escolas municipais de Conceição de Ipanema desde o dia 2 de abril estão desenvolvendo o Projeto “Abraçando o Rio José Pedro”. Muitos professores já começaram mesmo antes dessa data. Trata-se de um projeto de educação ambiental preparatório para a Expedição do Rio José Pedro que será realizada de 17 a 21 de abril de 2012.
Nesta quarta-feira, dia 11 de abril, os alunos da Escola Municipal Professora Neuza Rodrigues Nantes visitaram a Pequena Central Hidrelétrica Várzea. Conheceram um pouco da história recente de transformação da Cachoeira da Fumaça. Além desta localidade, o trecho da Prainha, cachoeira próxima à cidade de Conceição de Ipanema, muito frequentado para banhos, mas bastante cheia de lixo.
 As professoras Izabel Maria Gamito, Ana Maria Carvalho, Maria da Penha, Maria Aparecida Freitas acompanharam as visitas juntamente com a assistente de turno Sandra Aparecida e o secretário de educação José Aristides.


Fotos: José Aristides / Sandra Pereira
Ler Mais

Todas as escolas municipais participaram da Mobilização Social pela Educação


Última reunião de mobilização acontece em Conceição de Ipanema

Apresentação da cartilha em Conceição de Ipanema.
Nesta quarta-feira, dia 4 de abril, a Mobilização Social pela Educação atingiu os pais de alunos das Escolas Municipais José Olímpio, Professora Neuza Rodrigues Nantes e Presidente Bernardes. O secretário de Educação José Aristides da Silva Gamito se reuniu com cerca de 60 pais e apresentou a Cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos”, no prédio da Secretaria de Educação, em Conceição de Ipanema, às 18 horas.
Na ocasião, o secretário propôs a criação dos Conselhos Escolares. A professora Elvira Fernandes conversou com os pais sobre a participação dos alunos no JEMG.
No encerramento da reunião, falou ainda sobre a reforma das escolas. A proposta da secretaria é melhor a infraestrutura das escolas e melhorar a segurança dos alunos.
Ler Mais

Páscoa nas escolas municipais

ESCOLAS COMEMORAM O DIA DA PÁSCOA ANTECIPADO



Nesta terça e quarta-feira, as escolas desenvolveram atividades sobre o sentido da Páscoa. Além das aulas normais, houve momentos de arte, lazer e confraternização. A seguir, fotos das comemorações:

A professora Elvira Fernandes coordenou um torneio de futebol.
Alunos na torcida juntamente com as professoras Maria José e Joana Regina.
Alunos da E. M. Professora Neuza Rodrigues Nantes preparam-se para o torneio.




Ler Mais
 
SEMEC Escolas Municipais | by TNB ©2010