Mobilização Social pela Educação Páscoa nas escolas municipais Interiorização da Cultura Rio José Pedro
1 2 3 4

Professores participam de mais oficina de formação continuada

Professores e estagiarias que ministraram o curso.

Neste sábado, dia 22, os professores da rede municipal participaram de mais um curso de formação continuada. O tema desta vez foi ‘Doença Mental na Educação’. Ele foi promovido em parceria com o UNEC e ministrado pelas estagiárias de psicologia Marcela Cristina Salgado, Karlita Maria Berto Correa, Bethania Rocha Faria de Souza e Tiara Karine Tavares sob a orient ção do psicólogo Ricardo Assis. Foram previstas 8 horas de formação.
Na oportunidade, os professores receberam os certificados referentes aos cursos da primeira etapa que ocorreram em 2011. Assim, inicia uma nova rodada de oficinas de formação para os professores. 

Os professores receberam os certificados dos cursos de 2011.


Ler Mais

O Circuito Cultural se encerra



A programação do último dia do Circuito Cultural, dia 31, começou com a vista dos artistas à escola rural Escola Municipal Professora Neuza Rodrigues Nantes. Houve oficinas, apresentações musicais e os alunos mostraram a Dança da Fita.
À tarde, aconteceu na sede da Secretaria de Educação oficinas de Violão e Artes Plásticas. À noite, um jantar de confraternização marcou o encerramento das atividades.

Ler Mais

O Circuito Cultural prossegue pelo segundo dia

Integrantes do Circuito.

As atividades do segundo dia do Circuito Cultural, dia 30, começaram às 8 horas com a oficina de Bolívar Almeida “O que é América Latina?”. Em seguida, Adela Figueroa ministrou a conferência “Apreciação das Artes Plásticas”. A manhã de oficinas foi direcionada aos professores da rede municipal de ensino. Á tarde, os professores participaram da conferência “Iniciação das Artes Plásticas” com Francisco Rivero.
À tarde, houve oficina de violão com Felipe Aranda e o segundo dia aula de Salsa com Ilén de la Cruz. Às 18 horas, na sede da Secretaria de Educação um grupo da cidade se reuniu para conversar com os representantes dos países presentes no Circuito sobre o que é América Latina. Ás 20 horas, cantaram Ilén de Cruz e Pablo Fernandez. Os alunos de Ilén apresentaram a dança da Salsa.
Ler Mais

Aconteceu a abertura do 3º Circuito Cultural Arte entre Povos

O historiador Bolívar Almeida e o cantor Felipe Aranda.

No final da manhã desta quarta-feira, dia 29, os integrantes foram recebidos em Conceição de Ipanema. À tarde, Francisco Rivero, Adela Figueroa, Bolívar Almeida e Ilén de la Cruz ministrando oficinas para alunos da Escola Municipal Professora Neuza Rodrigues Nantes. Depois, Francisco prosseguiu pintando um painel para a secretaria de educação ficará como marca da passagem dos artistas pela cidade.
À noite, houve cerimônia de abertura na Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek e apresentação dos trovadores Gabo Sequeira e Felipe Aranda. Bolívar expôs livros e Adela confeccionou peças de arte para os participantes. Para o segundo dia estão previstas oficinas, apresentações musicais e o colóquio “O que é América Latina?”, às 18 horas, na Biblioteca Municipal da cidade.
Ler Mais

Professores encerram semestre letivo participando de palestra sobre motivação profissional

        
          No último dia 20 de julho, os professores participaram de uma palestra motivacional com o tema “Motivação e Auto-estima na vida do professor” com o pastor Alexandre Nunes Toledo. O evento fez parte do encerramento do semestre letivo e aconteceu das 16 às 18 horas, no templo da Igreja Presbiteriana.
    Logo após, houve um jantar de confraternização. Depois de uma semana de recesso escolar as aulas retornam dia 31 de julho.
Ler Mais

Conceição de Ipanema receberá o 3º Circuito Cultural "Arte entre Povos" a partir de 29 de agosto

De 29 a 31 de agosto, Conceição de Ipanema receberá pela segunda vez o Circuito Cultural “Arte entre Povos”. Oito artistas farão shows e oficinas. O evento fará parte das atividades extracurriculares das escolas municipais de Conceição de Ipanema.

CONFIRA A RELAÇÃO DE ARTISTAS:

1) Trovadores argentinos: Gabo Cerqueira (http://gabosequeiratrovador.blogspot.com/) e Pablo Fernandez (http://www.youtube.com/watch?v=kCcHyApkPl) ;

2) Trovador/cantor chileno: Felipe Aranda 
http://www.youtube.com/watch?v=eJfUXu8mn_g

3) Cantora cubana, Ilén de la Cruz, com  shows e oficinas de dança(www.musicaip.cult.cu/ilen.pdf );

4) Artista plástica cubana Adela Hilda Figueroa Gutierrez, exposição de obras de arte e oficinas (
http://adelafigut.blogspot.com/2012/02/bienvenido-un-pedacito-de-cuba.html);

5) Artista plástico cubano Francisco Rivero, exposição de obras de arte e oficinas(
http://jfranrivero.blogspot.com/);

6) Professor e Historiador gaúcho Bolívar Almeida: oficinas e livros (
http://bolivar-almeida.blogspot.com.br/);

7) Oficina de Fotografia Artística, com Cimar Pinheiro (
www.fcmpe.com.br);

8) Oficina de Xadrez, com o dirigente da Federação Espiritosantense de Xadrez Claudio Ferreira (
http://www.folhadacidade.inf.br/ler.asp?editoria=Esporte&offset=15&cod_materia=2928  http://www.guarapariweb.com.br/index.php/todas-noticias/noticias-de-guarapari/101-guarapari-sera-a-primeira-cidade-do-espirito-santo-a-sediar-as-atividades-do-desafio-internacional-de-xadrez.html)
Ler Mais

Professores da rede municipal e estadual analisam resultados no Dia “D”

Professores do 1º ao 5º ano.

          Nesta quarta-feira, 4 de julho, todos os professores da rede municipal e estadual de Conceição de Ipanema realizaram o Dia “D” com o slogan “Toda escola deve fazer a diferença”, no prédio da Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek. Cerca de cem professores estiveram reunidos das 8 às 16 horas para analisar os resultados das avaliações PROEB e PROALFA.
            A abertura foi feita por meio de oração conduzida pelo professor Cleiton Robson de Melo, da Escola Estadual. Em seguida, as alunas Giselle Huebra e Mariana Marques apresentaram duas músicas. Após o café, a diretora Maria Geralda Soares Feitoza e as especialistas Maria das Graças Feitoza e Rosian Bertolaci comentaram como o governo de Minas Gerais avalia os alunos, quais os critérios e como analisar os resultados.
            Em grupos, orientados pelas especialistas Maria das Graças Feitoza, Rosiane Bertolaci, Ilma Dias Teixeira e Angélica Matos Schmit, os professores analisaram os resultados, elaboraram ações para sanar as deficiências. Na plenária final, tudo foi posto em comum e foram assumidos compromissos em melhorar ainda mais os resultados.

Fotos do encontro:

Maria Geralda, diretora da Escola Estadual, deu abertura ao Dia D.
E. M. Profª Neuza Rodrigues Nantes, Córrego do Cobrador.
E. M. Vereador João Floriano de Assis, Alto São Luiz.
E. M. Presidente Vargas, São Barnabé.

E. M. José Olímpio, Conceição de Ipanema.

Ler Mais

Neste sábado, dia 30, aconteceu a I Festa do Café com Leite

Quadrilha da escola de Alto São Luiz.
Neste último sábado, dia 30, todas as escolas municipais em parceria com a Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek estiveram reunidas na Quadra Poliesportiva para a realização da I Festa do Café com Leite. O evento teve início às 13 horas com apresentação de quadrilhas da Escola Municipal Professora Neuza Rodrigues Nantes, Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek e Escola Municipal Vereador João Floriano de Assis. O professor Paulo Sérgio Freitas, da Escola Estadual, conduziu e animou as atrações.
            Às 15 horas e 30 minutos, o trio Olívio, Marciene e Robert, cantores de Alto São Luiz, realizaram um show sertanejo para os alunos e pessoas da comunidade. Em seguida, os alunos da Escola Municipal Professora Neuza Rodrigues Nantes, do Córrego do Cobrador, apresentaram a Dança da Fita.
            A última e tão esperada atração foi o desfile da Rainha do Leite e do Café. 26 candidatas participaram do concurso. A festa procurou representar a cultura e a economia locais. As alunas da região do Alto São Luiz participaram do desfile da Rainha do Café; Cobrador e Conceição de Ipanema participaram da Rainha do Leite.
            As vencedoras do concurso foram: Ana Paula, do 8º ano da Escola Municipal Vereador João Floriano de Assis, foi eleita a Rainha do Café 2012. E Vanessa, da Escola Municipal Professora Neuza Rodrigues Nantes, foi eleita a Rainha do Leite. O concurso foi coordenado pela supervisora Ilma Teixeira Dias que juntamente com o secretário de educação, José Aristides da Silva Gamito, entregaram as faixas e parabenizaram as vencedoras.


Festa em fotos:
Momento do desfile.
Ana Paula (Rainha do Café).
Vanessa (Rainha do Leite).
Show com Olívio, Marciene e Robert.
Turma do 9º ano.
Dança da Fita.

Ler Mais

CBH Águas do Rio Manhuaçu se reúne em Conceição de Ipanema


No dia 27 de junho, o Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu esteve reunião no Salão da Guarda Mirim, em Conceição de Ipanema. O encontro aconteceu das 9 às 14 horas. A cidade foi representada por membros da Secretaria de Educação, Assistência Social, Sindicatos dos Servidores Públicos, Prefeitura e Rádio Comunitária.
A reunião foi conduzida pela presidente do CBH, Isaura da Paixão. O secretário executivo do Comitê, Senisi Rocha, fez uma retrospectiva da Expedição do Rio José Pedro através de fotos. A Secretaria de Educação foi presenteada com uma linda tela com o mascote do Rio José Pedro, a capivara.
Houve uma palestra sobre “Cianobactérias” e, depois do almoço, o Comitê informou sua agenda durante o ano. Flávia Dias, de Manhurum, compartilhou sua experiência de participação na Rio+20.

Palestra sobre Cianobactérias.
Flávia Dias falando sobre sua participação na Rio+20.
A Secretaria de Educação foi presenteada com uma tela do mascote, a capivara.

Ler Mais

PROERD forma 63 alunos em Conceição de Ipanema

Nesta foto, turma do 5º ano da Escola Municipal Professora Neuza Rodrigues Nantes.
          O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) formou 63 alunos em Conceição de Ipanema, na última sexta-feira. Os alunos tiveram orientação do professor Obedes Câmara, sargento da Polícia Militar.
            O Programa consiste em uma ação conjunta entre a Polícia Militar, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.


Paulinha, aluna premiada como a melhor redação das escolas municipais de Conceição de Ipanema.

Ler Mais

Escolas participam dos JEMG 2012

Professora Elvira Fernandes e o time de futsal da E. M. Neuza Rodrigues Nantes.
A etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) teve seu início no dia 15 de maio, de manhã, em Manhumirim. Conceição de Ipanema foi um dos participantes dentre os quatorze municípios da Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu. Cerca de 800 alunos participaram das competições.
Conceição de Ipanema representado nos JEMG.
A abertura do evento ocorreu no Ginásio Poliesportivo Amigos do Esporte, no Bairro Isidoro. Paulo Roberto Corrêa, secretário de esportes de Manhumirim, presidiu a cerimônia que contou a presença de várias autoridades.
De Conceição de Ipanema participaram as Escolas Municipal Professora Neuza Rodrigues Nantes e Estadual Governador Juscelino Kubitschek sob a coordenação das professoras Elvira Fernandes e Gilsani Bertolacci, com auxílio da treinadora Tatiane Pavione. Os times foram desclassificados, mas a atuação dos atletas foi muito boa.
A etapa microrregional se encerrou no dia 20, os classificados participarão da regional em João Monlevade nos dias 25 a 30 de agosto.
Ler Mais

Escolas homenageiam as mães

O Projeto "Dia das Mães" foi realizado com êxito


Apresentações na sede da Secretaria de Educação.
Nos dias 10 e 11 de maio, as escolas municipais realizaram homenagens às mães. O Projeto “Dia das Mães” foi elaborado pela supervisora Ilma Dias Teixeira Rodrigues. Na quinta-feira, dia 10, as Escolas Municipais da cidade de Conceição de Ipanema e do povoado São Geraldo realizaram as homenagens.
No dia seguinte, as Escolas Municipais do Cobrador, São Barnabé e São Luís fizeram suas homenagens. Houve um intenso envolvimento de professores e alunos e foram apresentados teatros, jograis, coreografia e músicas.

Fotos:

Apresentação na sede da Secretaria de Educação.

Alunos do Córrego do Cobrador.

Alunos do Córrego do Cobrador.

Ler Mais

SRE do Manhuaçu realiza reunião técnica do JEMG 2012

A SRE de Manhuaçu realizou nesta terça-feira, dia 24 de abril, a Reunião Técnica dos Jogos Escolares de Minas Gerais. A reunião ocorreu na Chácara Sabor e Mel em Manhumirim, das 9 às 12 horas. O secretário de educação José Aristides da Silva Gamito representou as escolas de Conceição de Ipanema.
Os assuntos tratados pela coordenação foram o regulamento e sorteio para a formação das chaves. O município de Conceição de Ipanema participará com a Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek e a Escola Municipal Neuza Rodrigues Nantes. Os atletas competirão no futsal.
Ler Mais

Conceição de Ipanema recebe a Expedição do Rio José Pedro

A EXPEDIÇÃO DO RIO JOSÉ PEDRO PASSA POR CONCEIÇÃO DE IPANEMA
E ESCOLAS APRESENTAM ATIVIDADES DO
 PROJETO "ABRAÇANDO O RIO JOSÉ PEDRO"

 

Nos dias 19 e 20 de abril, Conceição de Ipanema acolheu os integrantes da Expedição do Rio José Pedro. Mais de 50 expedicionários pernoitaram na cidade e participaram de atividades culturais desenvolvidas pelas escolas do município. No primeiro dia, os expedicionários chegaram às 18 horas na ponte sobre Rio José Pedro na saída para Ipanema. O prefeito e a vice-prefeita juntamente com outras pessoas da cidade seguiram com a carreata até a Praça Nossa Senhora da Conceição.
Às 19 horas, os alunos da Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek apresentaram peças e poemas sobre a preservação do Rio José Pedro. As atividades se encerraram com a celebração da Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz pelo padre Roberto Carlos Vilela.
No dia 20, a partir das 8 horas, aconteceu na sede da Secretaria de Educação a Exposição “Abraçando o Rio José Pedro”. Todas as escolas fizeram apresentações artísticas e exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante as quatro semanas de duração do Projeto “Abraçando o Rio José Pedro”. Às 9 horas, alunos e diversas pessoas foram à ponte para a partida dos expedicionários nos barcos rumo a Ipanema.
A expedição aconteceu de 17 a 21 de abril e percorreu cerca de 200 quilômetros de extensão do Rio José Pedro desde a nascente até a foz. O objetivo foi estudar as condições do rio e mobilizar as populações ribeirinhas a preservarem este curso d’água que é o principal afluente do Rio Manhuaçu. Este trabalho foi desenvolvido pelo Comitê Bacia Hidrográfica Águas do Rio José Pedro.


Mais fotos no facebook.


Ler Mais

Professor Walter relata em artigo as observações sobre o "Jequitibá do Honório"

JEQUITIBÁ
Walter Mendes Monteiro[1]

 
            Jequitibá é uma palavra de origem aborígine que significa árvore de tronco duro e reto.
            Jequitibá é uma árvore da família das lecitidáceeas. As duas espécies mais conhecidas são: jequitibá rosa (Carinina estrellensis) e o jequitibá branco (Cariniana legalis).
            O jequitibá destaca-se das demais árvores da Mata Atlântica em razão da grossura do seu tronco e da altura de sua copa. A madeira do jequitibá rosa era a mais empregada para fazer: tábuas para assoalho de casas de madeira, portas, janelas, caixas (baús), mesas, cadeiras, etc.
            Conta-se a lenda que o cachimbo do saci pererê que vivia na Mata Atlântica era feito da cápsula que protegia os frutos. Por este fato seguindo as pegadas do saci pererê os (as) nossos (as) caboclos (as), no passado, utilizavam as cápsulas para fazer cachimbos.                            
                                           
            Nas matas do Vale do Rio José Pedro haviam, no passado não muito distante, vários e grandes jequitibás. Por causa da devastação da Mata Atlântica e o abuso da retirada dos jequitibás pelas serrarias da região é raro achar uma árvore desta espécie.

O JEQUITIBÁ DE CONCEIÇÃO DE IPANEMA

            Próximo à cidade de Conceição de Ipanema - MG, abaixo da foz do Córrego Conceição, afluente da margem direita do Rio José Pedro, nas capoeiras da propriedade dos herdeiros do Senhor Honório Moulaz existe um exemplar raro e solitário de jequitibá que resistiu e sobreviveu a sanha destruidora das espécies da secular da floresta nativa. Deve ser um dos últimos jequitibás de todo o Vale do Rio José Pedro.

EDUCAÇÃO E ECOLOGIA

            A comunidade escolar da Escola Municipal “Prof.ª Neuza Rodrigues Nantes” – Nucleada, dentro do desen-volvimento do Projeto: “Abraçando o Rio José Pedro”, no dia 12 de abril, educandos, Educadores e o Secretário de Educação, visitaram a capoeira e o jequitibá da propriedade dos herdeiros do Senhor Honório Moulaz. Percorreram um trecho da reserva, com suas matas ciliares, na margem direita do Rio José Pedro. Nesta visita um grupo de educando abraçaram de fato o jequitibá. O abraço foi feito por nove alunos. Mediu-se o tronco, a uma altura de 1,50m do chão, constatando que a árvore tem uma dimensão de 7,54m de circunferência, isto é, o seu diâmetro, aproximado, é: 2,40 m
[7,54 ¸3,14 (p) = 2,40], segundo o Senhor Eduardo Eurípides a altura da árvore é de 59m. Foram medidas a altura em-pregando noções de trigonometrias.


Preservar o jequitibá da propriedade dos herdeiros do Senhor Honório Moulaz é dever de
todos habitantes de Conceição de Ipanema – MG e, também, do Vale do Rio José Pedro.
 

Referências Bibliográficas:
Ø Capppele, José Cerqueira (Irmão José Gregório – Marista), Contribuição Indígena ao Brasil. União Brasi-leira de Educação e Ensino. Belo Horizonte – MG, sem data.
Ø Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Editora Positivo. Curitiba – PR, 2009.


[1] -Educador da EM”Prof.ª Neuza Rodrigues Nantes” - Nucleada – Conceição de Ipanema – MG
Ler Mais

Visita a jequitibá gigante integra a programação do Projeto “Abraçando o Rio José”


Os alunos e professores dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Neuza Nantes visitaram ontem, dia 12 de abril, o maior jequitibá da região. A árvore está a cerca de dois quilômetros da cidade de Conceição de Ipanema e bem perto do Rio José Pedro.
O professor Walter Mendes Monteiro apresentou ao jequitibá aos alunos e fez a medição da árvore. A visita é uma recomendação também do Projeto Educar que prevê a visita a bem patrimonial inventariado do município de Conceição de Ipanema.
Os alunos puderam ver ainda um exemplo de preservação de nascente, mata ciliar e a margem do Rio José Pedro onde são abundantes as capivaras.


Mais fotos:






Fotos: Sandra Pereira


Ler Mais

Alunos da Escola Municipal Professora Neuza Rodrigues Nantes visitam a PCH Várzea

Mais uma etapa do Projeto "Abraçando o Rio José Pedro"


As escolas municipais de Conceição de Ipanema desde o dia 2 de abril estão desenvolvendo o Projeto “Abraçando o Rio José Pedro”. Muitos professores já começaram mesmo antes dessa data. Trata-se de um projeto de educação ambiental preparatório para a Expedição do Rio José Pedro que será realizada de 17 a 21 de abril de 2012.
Nesta quarta-feira, dia 11 de abril, os alunos da Escola Municipal Professora Neuza Rodrigues Nantes visitaram a Pequena Central Hidrelétrica Várzea. Conheceram um pouco da história recente de transformação da Cachoeira da Fumaça. Além desta localidade, o trecho da Prainha, cachoeira próxima à cidade de Conceição de Ipanema, muito frequentado para banhos, mas bastante cheia de lixo.
 As professoras Izabel Maria Gamito, Ana Maria Carvalho, Maria da Penha, Maria Aparecida Freitas acompanharam as visitas juntamente com a assistente de turno Sandra Aparecida e o secretário de educação José Aristides.


Fotos: José Aristides / Sandra Pereira
Ler Mais

Todas as escolas municipais participaram da Mobilização Social pela Educação


Última reunião de mobilização acontece em Conceição de Ipanema

Apresentação da cartilha em Conceição de Ipanema.
Nesta quarta-feira, dia 4 de abril, a Mobilização Social pela Educação atingiu os pais de alunos das Escolas Municipais José Olímpio, Professora Neuza Rodrigues Nantes e Presidente Bernardes. O secretário de Educação José Aristides da Silva Gamito se reuniu com cerca de 60 pais e apresentou a Cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos”, no prédio da Secretaria de Educação, em Conceição de Ipanema, às 18 horas.
Na ocasião, o secretário propôs a criação dos Conselhos Escolares. A professora Elvira Fernandes conversou com os pais sobre a participação dos alunos no JEMG.
No encerramento da reunião, falou ainda sobre a reforma das escolas. A proposta da secretaria é melhor a infraestrutura das escolas e melhorar a segurança dos alunos.
Ler Mais

Páscoa nas escolas municipais

ESCOLAS COMEMORAM O DIA DA PÁSCOA ANTECIPADO



Nesta terça e quarta-feira, as escolas desenvolveram atividades sobre o sentido da Páscoa. Além das aulas normais, houve momentos de arte, lazer e confraternização. A seguir, fotos das comemorações:

A professora Elvira Fernandes coordenou um torneio de futebol.
Alunos na torcida juntamente com as professoras Maria José e Joana Regina.
Alunos da E. M. Professora Neuza Rodrigues Nantes preparam-se para o torneio.




Ler Mais

Acontece o I Encontro de Secretários Municipais e Gestores Culturais em Governador Valadares

Leandro Marcos e José Aristides representando o município.
 
             Nos dias 22 e 23 de março, aconteceu o I Encontro de Secretários Municipais de Cultura e Gestores Culturais, em Governador Valadares. No primeiro dia, houve o lançamento do Núcleo de Interiorização da Secretaria de Cultura.
            A Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreira, esteve presente na cerimônia e explicou o objetivo de lançamento dos núcleos regionais da secretaria: “Os Núcleos de Interiorização estão sendo implantados com base em uma metodologia sustentável, que tem como princípio a interlocução contínua e sistemática com prefeitos, secretários de Cultura, gestores culturais, artistas, empresas privadas e demais representantes da sociedade civil”, afirmou.
            No segundo dia, a partir das 9 horas, Fátima Tropia, Superintendente de Interiorização da secretaria, apresentou a estrutura de funcionamento e como apresentar projetos à secretaria. No final do encontro, os municípios representados votaram nas prioridades para região na área da cultura. Conceição de Ipanema teve como representantes José Aristides da Silva Gamito, secretário de cultura, e Leandro Marcos Martins, professor e produtor de audiovisual.
            O núcleo regional será dirigido por Evaldo Zampier e atenderá 244 municípios do Vale do Rio Doce e da Zona da Mata.
Ler Mais

Acontece a Mobilização Social pela Educação nas escolas do município

SECRETARIA PROMOVE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO

Famílias do povoado São Luís receberam orientações sobre o acompanhamento da vida escolar de seus filhos. 
            Sob a orientação da equipe da Mobilização Social do Ministério da Educação, a Secretaria Municipal de Educação realiza nos meses de fevereiro e março reuniões em todas as escolas para mobilizar as famílias em favor da educação. No dia 14 de fevereiro, o secretário de educação José Aristides da Silva Gamito e professores da Escola Municipal Presidente Vargas se reuniram com as famílias do povoado São Barnabé, às 8 horas.
            O secretário fez uma exposição sobre os direitos e deveres dos pais em relação à escolas a partir das orientações da Cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos”.  Depois de uma reação positiva dos pais, o mesmo propôs a criação do Conselho Escolar. O mesmo se deu na Escola Municipal Professora Neuza Rodrigues, no dia 3 de março, às 8 horas. Em todas as duas primeiras reuniões houve grande participação dos pais.
Pais comparecem à reunião no Córrego do Cobrador.
            No dia 9 de março, a mobilização aconteceu na Escola Municipal Vereador João Floriano de Assis, às 19 horas, no povoado Alto São Luís. Cerca de 200 pessoas compareceram, resultado de duas semanas de divulgação em todas as igrejas e reuniões da comunidade. Todos avaliaram a proposta de criação do Conselho Escolar como positiva.
            Nas próximas semanas, haverá mobilização em São Geraldo e em Conceição de Ipanema. O MEC disponibilizou 2 mil cartilhas para o município.
Ler Mais

Escolas do município realizam projeto sobre conscientização ambiental

         FIM DO LIXÃO PROVOCA REFLEXÃO NAS ESCOLAS

Sargento Adílson e prefeito Willfried Saar com alunos que trabalharam arte com recicláveis.
Nutricionista Rosilene durante a palestra.
         De 27 de fevereiro a 9 de março, todas as escolas do município aderiram à Semana de Conscientização sobre o Meio Ambiente incentivada pela Secretaria Municipal de Educação com o apoio da Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek. Os alunos do Ensino Fundamental discutiram, produziram redações e peças com materiais recicláveis. No dia 2 de fevereiro, houve palestra com o sargento Adílson da Polícia Ambiental, às 15 horas, na Escola Estadual sobre o destino correto do lixo. Todos os alunos do 6º ao 9º ano participaram. No dia, todo o material produzido em sala de aula foi exposto.
             Nos dias 7 e 8, uma comissão analisou o material e selecionou os melhores para premiação considerando os quesitos originalidade e melhor ideia.Nesta sexta-feira, dia 9, houve palestra sobre Obesidade na Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek, às 13 horas, com a nutricionista Rosilene Rodrigues Nogueira que trabalha para as prefeituras de Ipanema e de Taparuba. Todos os alunos da Escola Estadual e das Escolas Municipais José Olímpio e Professora Neuza Rodrigues Nantes estavam presentes.
Uma das turmas premiadas.
            A Semana de Conscientização sobre o Meio Ambiente se encerrou com a premiação dos trabalhos dos alunos em duas categorias: Redações e arte com recicláveis.  Foram premiados 3 alunos – turmas por escola, a saber: E. M. Professora Neuza Rodrigues Nantes – Cidade: Silmara Cínthia Vargas Firmino, Damires Francisca S. Souza e Flauso Magalhães Morais; E. M. Professora Neuza Rodrigues Nantes – Córrego do Cobrador: Ana Carla Vidal da Cunha; Daniela Lacerda Novais e Luciana Ferreira Borges; E. M. Vereador João Floriano de Assis: Maria Larissa M. de Oliveira; Suelem Eduarda de Assis Rocha e Thaís de Assis Silva; E. E. Governador Juscelino Kubitschek: Mariha Luiza D. de Freitas; Raul Messias Gamito Almeida e Kamila Ágda Vieira Alves. As medalhas foram entregues pela vice-prefeita Simone Marques.
            O projeto desenvolvido pelas escolas foi inspirado no fato histórico para o município de a prefeitura ter acabado com o lixão a céu aberto que havia na saída da cidade este mês. Inicia-se a construção de um aterro sanitário.
Ler Mais
 
SEMEC Escolas Municipais | by TNB ©2010